06/01/2025
É com grande satisfação que anunciamos a disponibilização online do Volume 82, nº 249, da Revista Brasileira de Estatística (RBE), referente ao período de janeiro a junho de 2024.
A Revista Brasileira de Estatística (RBEs) é uma publicação oficial da Associação Brasileira de Estatística (ABE) juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo o periódico estatístico mais antigo do país, com início de suas atividades em 1940. Com dois volumes anuais, a RBEs publica trabalhos relevantes em Estatística Aplicada, não havendo limitação no assunto ou matéria em questão.
Esta nova edição apresenta uma temática especial dedicada à Amostragem e Métodos de Pesquisa, com três artigos que refletem a relevância desses tópicos em diversos setores da sociedade brasileira. A publicação deste número temático celebra também a bem-sucedida trajetória da Escola de Amostragem e Métodos de Pesquisas (ESAMP), cuja primeira edição foi realizada em 2007, no IBGE. A Pesquisadora da ENCE, Denise Britz do Nascimento Silva, editora associada da RBE, é a editora responsável por esta edição especial sobre o tema Amostragem e Métodos de Pesquisa.
Dando continuidade ao seu objetivo de promover e ampliar o uso de métodos estatísticos através da divulgação de artigos inéditos tratando de aplicações da Estatística nas mais diversas áreas do conhecimento, os trabalhos publicados nesta edição são oriundos de instituições públicas e privadas, reafirmando a importância da pesquisa acadêmica e sua aplicação prática. A RBE continua a ser um espaço vital para a disseminação de conhecimento e troca de ideias entre especialistas da área.
O volume 82 da RBE já pode ser acessado através dos seguintes links:
Convidamos todos os interessados em compartilhar suas pesquisas a submeter artigos à RBE pelo link:
Para mais informações e acesso completo ao sistema da RBE, visite:
As editoras e editores da RBE agradecem a todoa e todos que contribuiram nesta edição, autoras e autores, revisoras e revisores, colaboradoras e colaboradores, responsáveis pelo empenho que torna possível a continuidade desta importante publicação.
A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), por meio da Gerência de Especialização, torna público o resultado do processo seletivo simplificado para contratação de Professores(as) Colaboradores(as) para atuação no curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território, no ano letivo de 2026. Foram selecionados cinco professores colaboradores, que ministrarão disciplinas nos segundo e terceiro trimestres.
Leia mais...De 8 a 12 de junho, a Ence realiza a quinta edição do Ence de Portas Abertas (EPA), evento de extensão que convida escolas, estudantes, professores e público em geral a conhecer de perto a Escola, suas áreas de atuação e os projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.
Leia mais...No dia 1º de junho, das 14h às 16h, a ENCE realiza, em parceria com a UFF e a UFRJ, uma mesa-redonda em comemoração ao Dia do Estatístico, reunindo especialistas para discutir os desafios atuais da profissão diante da inteligência artificial, do big data, da comunicação científica e das decisões sob incerteza.
Leia mais...As cinco oportunidades são voltadas ao corpo técnico do IBGE, com atuação em aulas presenciais no Rio de Janeiro ao longo de 2026.
Leia mais...Com a palestrante Ranna Mirthes Sousa Correa no dia 15 de junho, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "PROPOSTA PARA UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA INDÍGENA NA REGIÃO DE ARICA E PARINACOTA, CHILE", no dia 29 de maio de 2026, às 10h,na sala 207 B e por videoconferência.
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Fausto Marques Pinheiro Junior - Unicamp, no dia 25 de maio de 2026, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...Evento discutirá governança baseada em direitos e o papel dos dados na proteção de territórios e sistemas de conhecimento indígenas
Leia mais...