Matriz Curricular (2)
Estrutura dos cursos
Os Cursos exigem dedicação integral. O ano letivo tem início no mês de março de cada ano e desenvolve-se em quatro períodos letivos: março a maio, junho a setembro, setembro a dezembro, e janeiro e fevereiro do ano seguinte. A 18ª turma do Mestrado e a 1ª turma do Doutorado terão início em março de 2015.
No Mestrado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 12 meses e dedicar o segundo ano de matrícula no curso ao desenvolvimento da dissertação. O prazo regular para defesa da dissertação é de 24 meses a partir do início do curso de Mestrado.
No Doutorado, o aluno deverá completar os créditos em disciplinas no prazo de 24 meses e dedicar os dois anos restantes do curso à preparação para o Exame de Qualificação e ao desenvolvimento da tese. O prazo regular para defesa de tese é de 48 meses a partir do início do curso de Doutorado.
Matriz de disciplinas
O aluno de Mestrado deve cursar um conjunto de seis disciplinas obrigatórias, de três créditos cada, somando 18 créditos em disciplinas obrigatórias. Além dos créditos obrigatórios, o aluno deverá completar pelo menos mais 14 créditos em disciplinas optativas como requisito parcial para a defesa de sua dissertação. A escolha das disciplinas optativas é guiada pela linha de pesquisa na qual o aluno pretende desenvolver a sua dissertação.
O aluno de Doutorado deve cursar um conjunto de oito disciplinas obrigatórias, de três créditos cada, somando 24 créditos em disciplinas obrigatórias. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno deverá completar pelo menos mais 24 créditos em disciplinas optativas como requisito parcial para a defesa de sua tese. A escolha das disciplinas optativas é guiada pela linha de pesquisa na qual o aluno pretende desenvolver a sua tese. Para completar sua formação o aluno também deverá cursar disciplinas na outra linha.
O elenco de todas as disciplinas, incluindo as obrigatórias e optativas,
pode ser acessado aqui. As ementas de todas as disciplinas da pós-graduação podem ser encontradas nos
links abaixo, que apresentam as disciplinas obrigatórias de acordo com a proposta de período letivo para o qual estão previstas e as ementas de disciplinas optativas estão ao final da Página.
1o. Período Letivo
- Estatística Social I
- Estudos Populacionais
- Organização e Gestão do Território (Turmas a partir de 2014) ou Sociedade e Território (turmas de 2006 a 2013)
2o. Período Letivo
- Estatística Social II
- Metodologia da Pesquisa Científica (Turma 2014 em diante) Metodologia da Pesquisa Social (turmas de 2006-2013)
- Teoria Social Contemporânea (obrigatória para o doutorado)
Selecionar pelo menos mais uma disciplina optativa para o mestrado (veja ementas abaixo).
3o. Período Letivo
- Sistemas de Informação Estatística e Geográfica
- Métodos para Pesquisas e Levantamentos (obrigatória para o doutorado)
- Seminário de Tese (obrigatória para o segundo ano do doutorado)
Selecionar pelo menos duas disciplinas optativas para mestrado e uma para doutorado (veja ementas abaixo).
4o. Período Letivo
Selecionar pelo menos uma disciplina optativa para o mestrado e doutorado (veja ementas abaixo).
Demais períodos
Optativas (para o mestrado e doutorado)
O elenco de disciplinas optativas, com suas respectivas ementas que poderão ser oferecidas, está relacionado a seguir:
Tópicos Especiais
Os professores podem oferecer disciplinas em tópicos especiais, as quais deverão ser aprovadas pela Comissão de Ensino e Pesquisa, seguindo as linhas de pesquisa do programa. A ementa de cada tópico especial será disponibilizada à medida de sua aprovação.
As ementas dos Tópicos Especiais ministrados nos últimos anos estão dispostas a seguir:
Estudo Orientado I (definido com o orientador)
Estudo Orientado II (definido com o orientador)
Durante os três primeiros trimestres são oferecidas disciplinas (sem créditos) para ensino de sistemas e programas de acesso e manipulação a microdados. As ementas destas disciplinas estão disponíveis abaixo. O conteúdo destas pode variar ao longo dos anos, mas sempre mantendo o objetivo de introduzir o aluno ao uso de Excel avançado, BME e outros sistemas do IBGE, R e SAS (Statístical Analysis System).
Lista e ementas das disciplinas optativas oferecidas de 2006 a 2013.
- Amostragem
- Análise de dados amostrais
- Análise multivariada
- Modelos estruturais para séries temporais
- Modelos lineares generalizados
- Estatística espacial
- Mortalidade
- Fecundidade e comportamento reprodutivo
- Migrações
- Projeções populacionais
- Demografia da família
- Desenvolvimento sustentável
- População e políticas públicas
- Perspectivas de cor/raça em pesquisa social
- Perspectiva de gênero em pesquisa social
- Globalização e pobreza
-Trabalho e condições de reprodução social
- População e economia no Brasil
- Sociologia das estatísticas
- Organização e gestão do território
- Geoprocessamento
Tópico Especial II - Metodologia para Pesquisas e Levantamentos
Tópico Especial - Métodos e Análise Demográfica
* Outras disciplinas poderão ser oferecidas como Tópicos Especiais de acordo com a demanda dos alunos e o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.
** Algumas disciplinas oferecidas utilizam SAS - Education Analytic Suite. Licença gratuita.
Processo Seletivo para Docente Colaborador na Trilha de Dados, Big Data e Inteligência Artificial
As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 27 de julho de 2026, e a seleção é destinada a servidores e servidoras públicas federais ativos(as), vinculados(as) a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo universidades federais.
Leia mais...
Morre a demógrafa Elza Berquó, referência em estudos populacionais
Faleceu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 100 anos, a demógrafa Elza Salvatori Berquó. Professora e cientista, matemática em sua primeira formação, atuou por décadas na compreensão do Brasil, analisando dados demográficos e censitários.
Leia mais...
Uso de produtos de satélite para a compilação de estatísticas regionais é tema de webinário do Hub Regional para Big Data
Especialista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará, em webinário on-line realizado no dia 30 de julho, às 11h (UTC-3), aplicações de produtos de satélite na produção de estatísticas regionais territorialmente desagregadas.
Leia mais...
Portal ENCE Cidadania disponibiliza quatro cursos sobre aplicações do Censo Demográfico
Desenvolvidas em parceria entre a ENCE e a UFG, as formações gratuitas estão disponíveis na modalidade EaD, com certificado.
Leia mais...
Apresentação de Monografia da Graduação de Marcelo do Nascimento Maximiano Filho
Intitulada: “ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE JOGADORES NAS LIGAS EUROPEIAS NA TEMPORADA 24/25: EFEITOS DAS LIGAS E CLUBE SOBRE AS METRICAS INDIVIDUAIS”, em 07/07/2026, às 16:00, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...
Apresentação de Monografia da Graduação de Nadja Cruz Ferraz
Intitulada: “Modelagem Geoestatística da Concentração de Arsênio em Solos no Quadrilátero Ferrífero, Região Central de Minas Gerais”, em 07/07/2026, às 14:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...
Apresentação de Monografia da Graduação de Fabrício de Souza Boia Medeiros e Lucas Dirk Gomes Ferreira
Intitulada: “Avaliação Comparativa de Algoritmos de Classificação Aplicados à Previsão de Precipitação no Rio de Janeiro”, em 07/07/2026, às 14:00, na sala 305 da ENCE.
Leia mais...
Apresentação de Monografia da Graduação de Gabriel Luduvice Rêgo
Intitulada: “CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À VITÓRIA NO OSCAR: UMA ANÁLISE COM REGRESSÃO LOGÍSTICA E MACHINE LEARNING”, em 06/07/2026, às 16:30, na sala 303 da ENCE.
Leia mais...