Desde a reformulação em 2006 e até o ano de 2013, os projetos de pesquisa e as dissertações estruturavam-se em quadro Linhas:
- Linha 1: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas: destina-se à análise das transformações populacionais, principalmente as ocorridas no Brasil, suas articulações com a dinâmica social e suas inter-relações com as políticas públicas.
- Linha 2: Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos: destina-se ao desenvolvimento, aplicação e avaliação crítica de métodos estatísticos para planejamento e análise de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos, em estudos econômicos, sociais, populacionais, territoriais e ambientais, incluindo amostragem e estimação, métodos de mensuração e observação, modelagem, análise e interpretação de dados com estruturas complexas.
- Linha 3: Sistemas de Informação Estatística e Geográfica: destina-se à análise dos conceitos, classificações, métodos e técnicas adotados na construção da informação estatística e geográfica, principalmente no Brasil, bem como ao desenvolvimento e aplicações inovadoras de métodos para uso e interpretação dessas informações, para a construção de indicadores e para subsídio à formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
- Linha 4: Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo: destina-se à compreensão das continuidades, mudanças e perspectivas da realidade social, econômica, territorial e ambiental, principalmente no Brasil, tendo como referência a inserção do país no processo de globalização.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 351 vagas de estágio com bolsas de até R$ 1.125,69. Há oportunidades para 26 cursos de ensino superior, incluindo Estatística, no Rio de Janeiro e demais estados. As inscrições foram prorrogadas até 10 de julho no portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Veja as informações completas na seção trabalhe conosco do Portal do IBGE e na matéria da Agência de Notícias IBGE.
Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
Intitulada: "A transição escola-trabalho no ensino médio técnico: uma comparação entre as trajetorias dos estudantes das modalidades integrada e concomitante", no dia 09 de julho de 2025, às 13h30m, por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: “ANÁLISE ESPAÇO-TEMPORAL DO ESTOQUE DE VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS FORMAIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO DE 2020 A 2024”, em 11/07/2025, às 18:30, na sala 306 da ENCE.
Leia mais...