Processo Seletivo - 16a. Turma - 2013
Calendário
Número de Vagas: até 30 Início: março de 2013
|
||
Veja aqui o folder com algumas informações sobre o curso |
Bolsas de Estudo
O mestrado da ENCE exige dedicação integral e oferece bolsas de estudo da CAPES ou do IBGE para os alunos que não possuem vínculo empregatício remunerado.
Informações:
Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Secretaria Acadêmica (GRC)
Rua André Cavalcantii, 106, sala 105
Santa Teresa, Rio de Janeiro, CEP 20231-050
Tels: (21) 2142-4690 / 2142-4696
Calendário Acadêmico de 2015 - atualizado em 27/08/2015
Ano 2020
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
03 de fevereiro (14:00hs)
|
2
|
|
Ano 2019
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
10 de janeiro (10:00hs)
|
10 de janeiro (10:00hs)
|
2
|
19 de fevereiro (10:00hs)
|
19 de fevereiro (10:00hs)
|
3
|
23 de março (14:00hs)
|
23 de março (14:00hs) |
4
|
2 de maio (14:00hs)
|
2 de maio (14:00hs) |
5
|
5 de junho (10:00hs)
|
5 de junho (10:00hs) |
6
|
26 de julho (10:00hs)
|
26 de julho (10:00hs) |
7
|
23 de outubro (14:00hs)
|
23 de outubro (14:00hs) |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
2 de fevereiro (10:00hs)
|
2 de fevereiro (10:00hs)
|
2
|
2 de março (10:00hs) | 2 de março (10:00hs) |
3
|
2 de abril (10:00hs) | 6 de abril (10:30hs) |
4
|
7 de maio (10:30hs) | 21 de maio (14:00hs) |
5
|
18 de junho (10:00hs) | 18 de junho (10:00hs) |
6
|
1 de agosto (10:00hs) | 1 de agosto (10:00hs) |
7
|
11 de setembro (14:30hs) | 14 de setembro (10:30hs) |
8
|
11 de outubro (10:00hrs) | 11 de outubro (14:00hrs) |
9
|
12 de novembro (14:00hrs) | 12 de novembro (14:00hrs) |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
26 de janeiro (10:00hs)
|
26 de janeiro (10:00hs)
|
2
|
23 de fevereiro (10:00hs) | 23 de fevereiro (10:00hs) |
3
|
18 de março (10:00hs) | 18 de março (10:00hs) |
4
|
26 de abril (10:00hs) | 26 de abril (10:00hs) |
5
|
01 de junho (10:00hs) | 01 de junho (10:00hs) |
6
|
03 de julho (10:00hs) | 03 de julho (10:00hs) |
7
|
04 de agosto (10:00hs) | 04 de agosto (10:00hs) |
8
|
28 de setembro (10:00hs) | 28 de setembro (10:00hs) |
9
|
31 de outubro (10:00hs) | 31 de outubro (10:00hs) |
10
|
01 de dezembro (10:00hs) | 01 de dezembro (10:00hs) |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
2 de fevereiro (10:00hs)
|
2 e 5 de fevereiro(10:00hs)
|
2
|
26 de fevereiro (14:00hs)
|
26 de fevereiro (14:00hs)
|
3
|
1 de abril (10:00hs)
|
1 de abril (10:00hs) |
4
|
29 de abril (10:00hs)
|
29 de abril (10:00hs) |
5
|
7 de junho (10:00hs)
|
7 de junho (10:00hs) |
6
|
5 de julho(10:00hs)
|
5 de julho (10:00hs) |
7
|
2 de agosto (10:00hs)
|
2 de agosto (10:00hs) |
8
|
6 de setembro (10:00hs)
|
6 de setembro (10:00hs) |
9
|
27 de outubro (10:00hs)
|
27 de outubro (10:00hs) |
10
|
2 de dezembro (10:00hs)
|
2 de dezembro (10:00hs) |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
21 de janeiro (10:00hs)
|
21 de janeiro (10:00hs)
|
2
|
24 de fevereiro (10:00hs)
|
24 de fevereiro (10:00hs)
|
3
|
24 de março (10:00hs)
|
24 de março (10:00hs)
|
4
|
5 de maio (10:00hs)
|
5 e 7 de maio (10:00hs)
|
5
|
9 de junho (10:00hs)
|
9 de junho (10:00hs)
|
6
|
14 de Julho (10:00hs)
|
14 de Julho (10:00hs)
|
7
|
reagendada para 09 de setembro (10:00hs)
|
9 de setembro (10:00hs)
|
8
|
15 de outubro (10:00hs)
|
15 de outubro (10:00hs) |
9
|
11 de dezembro(10:00hs)
|
11 de dezembro (10:00hs) |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
27 de janeiro
|
27 de janeiro
|
2
|
17 de fevereiro
|
17 de fevereiro
|
3
|
19 de março (10:00 hs)
|
19 de março (10:00 hs)
|
4
|
30 de abril (10:00 hs)
|
30 de abril (10:00 hs)
|
5
|
28 de maio (10:00 hs)
|
28 de maio (10:00 hs)
|
6
|
30 de junho (14:00 hs)
|
02 de Julho (10:00 hs)
|
7
|
28 de julho (14:00hs)
|
28 de julho (14:00hs)
|
8
|
1 de setembro (14:00hs)
|
1 de setembro (14:00hs)
|
9
|
30 de setembro (10h00)
|
30 de setembro (10h00)
|
10
|
27 de outubro (14h00)
|
27 de outubro (14h00)
|
11/12
|
08 de dezembro (14h00)
|
08 de dezembro (14h00)
|
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
14 de janeiro
|
14 de janeiro
|
2
|
04 de fevereiro
|
04 e 07 de fevereiro
|
3
|
11 de março
|
11 de março
|
4
|
08 d abril
|
08 d abril
|
5
|
06 de maio
|
06 de maio
|
6
|
03 de junho
|
10 de junho
|
7
|
01 de julho
|
01 de julho
|
8
|
12 de agosto
|
06 de agosto
|
9
|
09 de setembro
|
24 e 25 de setembro
|
10
|
07 de outubro
|
15 de outubro |
11
|
18 de novembro
|
18 de novembro
|
12
|
16 de dezembro
|
17 de dezembro |
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
24 de janeiro
|
24 e 26 de janeiro
|
2
|
28 de fevereiro
|
28 de fevereiro
|
3
|
13 de março
|
13 de março
|
4
|
3 de abril
|
10 de abril
|
5
|
8 de maio
|
8 de maio
|
6
|
5 de junho
|
12 de junho
|
7
|
3 de julho
|
11 de julho
|
8
|
7 de agosto
|
8 e 15 de agosto
|
9
|
4 de setembro
|
11 de setembro
|
10
|
2 de outubro
|
30 de outubro
|
11
|
27 de novembro
|
27 de novembro
|
12
|
11 de dezembro
|
cancelada, consultas feita por email.
|
Ano 2013
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
14 de janeiro
|
14 de janeiro
|
2
|
04 de fevereiro
|
04 e 07 de fevereiro
|
3
|
11 de março
|
11 de março
|
4
|
08 d abril
|
08 d abril
|
5
|
06 de maio
|
06 de maio
|
6
|
03 de junho
|
10 de junho
|
7
|
01 de julho
|
01 de julho
|
8
|
12 de agosto
|
06 de agosto
|
9
|
09 de setembro
|
|
10
|
07 de outubro
|
|
11
|
04 de novembro
|
|
12
|
09 de dezembro
|
Ano 2012
Reunião
|
Dia/mês prevista
|
Dia/mês realizada
|
1
|
24 de janeiro
|
24 e 26 de janeiro
|
2
|
28 de fevereiro
|
28 de fevereiro
|
3
|
13 de março
|
13 de março
|
4
|
3 de abril
|
10 de abril
|
5
|
8 de maio
|
8 de maio
|
6
|
5 de junho
|
12 de junho
|
7
|
3 de julho
|
11 de julho
|
8
|
7 de agosto
|
8 e 15 de agosto
|
9
|
4 de setembro
|
11 de setembro
|
10
|
2 de outubro
|
30 de outubro
|
11
|
27 de novembro
|
27 de novembro
|
12
|
11 de dezembro
|
cancelada, consultas feita por email.
|
2013:
2012:
2011:
Procedimentos para solicitação de Auxílio-Viagem de alunos/as (atualizado em 03/12/2012)
Formulário para Auxílio-Viagem - Aluno
Modelo de a carta de recomendação do orientador/a
Solicitação de Auxílio-Viagem para Eventos/Congressos para professores/as
Procedimentos para solicitação de Auxílio-Viagem de professores
Modelo de prestação de contas de viagem com auxílio
Defesa de Dissertação
Leia com atenção as instruções contidas no documento de procedimentos para solicitação de defesa de dissertação e, em caso de dúvidas, consulte a secretaria da Pós-Graduação. O procedimento para obtenção de dados dos membros da banca que não são do corpo docente do Programa foi alterado (a secretaria solicitará esta informação após aprovação da banca pela Comissão de Ensino e Pesquisa).
Procedimentos para solicitação de defesa de dissertação (Veja novas instruções)
Formulário - Aluno (atualizado em 03/12/2012)
Formulário - Solicitação de Defesa (atualizado em 03/12/2012)
Termo de Autorização de publicação da dissertação
Verifique aqui a lista de documentos a serem entregues
Formulários para Homologação de Orientador/Co-Or.
Estes formulários devem ser impressos, preenchidos e entregues e protocolados na Secretaria Acadêmica
Homologação de Orientador e Co-Orientador
Cadastro de Co-Orientador Externo
Formulário para solicitação de disciplina de Estudo Orientado (deve ser preenchido pelo Professor)
Modelo para disciplina de Estudo Orientado
Solicitação de Auxílio-Viagem para Eventos/Congressos para professores/as
Semiários ENCE - o programa de pós-graduação co-organiza seminários, em conjunto com a coordenação de graduação da ENCE, às segundas-feiras, durante todos os trimestres letivos. Os seminários são abertos ao público e a divulgação destes é disponibilizada quinzenalmente em Notícias na Página Principal da Escola.
Consulte Eventos > Seminarios da Ence, para informações sobre os seminários realizados, com um resumo e apresentação desses, quando foi disponibilizado pelo palestrante.
Veja aqui o Cronograma completo
05 de março de 2018
14:00 às 15:00h
A ENCE e o Programa de Mestrado/Doutorado
Conselho Diretor do IBGE
Coordenação Geral da ENCE
Coordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Programa de Pós Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
15:00 hs às 15:30 – Coffee break
15:30 às 17:30 hs
Palestra Inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): Educação e Trabalho: Uma Abordagem para a Análise do Curso de Vida dos Jovens
Palestrante: Eduardo Rios-Neto
07 de março de 2018
10:00 às 12:00 hs
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação e conversa com representantes dos discentes
08 de março de 2018
10:00 às 12:00 hs
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática e Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do programa, orientações e Bolsas
Veja aqui o Cronograma completo
06 de março de 2017
14:00 às 15:00h
Boas-vindas
Coordenação-Geral da ENCE
Coordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
15:00 às 15:30h
Palestra inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): "Desenvolvimento, desigualdade e políticas sociais no Brasil"
Palestrante: Luciana Jaccoud (IPEA)
07 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Debate sobre Estado de Bem Estar Social no Brasil
Coordenação: Paulo Jannuzzi (IBGE)
08 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação com representantes dos discentes
09 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática, Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do Programa, orientações e bolsas
Veja aqui o Cronograma completo
07 de março de 2016
14:00 às 15:00hs - sala 306
Boas-vindas
Coordenação Geral da ENCE
Coordenação da Pós-Graduação
Cordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Coordenadora da Pós-Graduação
15:00 às 15:30 hs - sala 306
Apresentação dos professores do corpo docente da Pós-Graduação
16:00 às 18:00 hs - sala 306
Palestra/Aula Inaugural (veja resumo): Desafios e oportunidades para a organização das informações oficiais
Palestrante: Zélia Magalhães Bianchini Diretoria de Pesquisas / IBGE.
08 de março de 2016
10:00 às 12:30hs - sala 304
Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)
Veja aqui o Cronograma completo
02 de março de 2015
14:00 às 16:00hs - sala 306
Boas-vindas
Wasmália Bivar (Presidente do IBGE)
Maysa de Magalhães (Coordenadora Geral da ENCE)
Suzana Cavenaghi (Coordenadora da Pós-Graduação)
16:30 às 18:00 hs - sala 306
Palestra Aula Inaugural (veja resumo) : Os tons do fim do mundo
Palestrante: Déborah Danowski - Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com doutorado em Filosofia pela (PUC-Rio) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne).
03 de março de 2015
09:00 às 12:30hs - sala 304
Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)
Programa Completo - 14:00 às 18:00 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula/Palestra Inaugural - das 16:00 às 18:00 hs
Contabilidade das Gerações e Consequências da Transição Demográfica - (15 anos depois), com Prof. convidado Cassio Turra - Cedeplar- UFMG e ABEP
Resumo Acesse aqui a apresentação completa
Programa - 14:00 às 18:00 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula Inaugural - das 16:00 às 18:00 hs
Prof. convidado Paulo de Martino Jannuzzi - MDS (afastado ENCE/IBGE)]
Resumo da aula Inaugural
Leitura recomendada
Apresentação da aula Inaugural.
Programa das 14:00 às 18 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula Inaugural - 05/03/2012 - das 16:00 às 18 hs
Resumo
Apresentação da palestra inaugural - Prof. convidado Renato Assunção - UFMG
!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural_2007.asp -->Aula inaugural no dia 05/03/2007: Veja o arquivo de apresentação da palestra e as fotos
!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural.asp -->Aula inaugural no dia 06/03/2006: Veja as fotos
Apresentação do Mestrado: Veja o arquivo (apresentado em 18/06/2007)
Ao acessar as Páginas respectivas dos Congressos, aproveite a oportunidade para consultar o programa científico desses, com os trabalhos apresentados em eventos passados, visto que muitos deles disponibilizam os trabalhos para consulta em texto completo.
Eventos nacionais
57º Congresso da SOBER – Ilhéus/BA - 21 a 25 de julho de 2019. http://www.sober.org.br/
71ª Reunião Anual da SBPC – Campo Grande/MS - 21 a 27 de julho de 2019. https://www.ufms.br/sbpc-2019/
64º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria – Rbras – Cuiabá/MT - 29 de julho a 02 de agosto de 2019. http://rbras.org.br/
18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica - SEAGRO – Cuiabá/MT - 29 de julho a 02 de agosto de 2019. http://rbras.org.br/
18º Escola de Séries Temporais e Econometria - ESTE - Gramado/RS - 03 a 06 de setembro de 2019. https://lists.ime.usp.br/archives/abe/2018-September/004985.html
XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística Marinha – SPOLM - Rio de Janeiro/RJ - 06 a 08 de novembro de 2019. https://www.marinha.mil.br/spolm/spolm2019
Eventos internacionais
Demographic Change along the Urban-Rural Gradient - 2019 Quetelet Seminar - Louvain-la-Neuve/Bélgica - 07 a 08 de novembro de 2019. https://uclouvain.be/en/research-institutes/iacchos/demo/chaire-quetelet-2019.html
Les changements démographiques au fil du gradient urbain-rural - Chaire Quetelet 2019 - Louvain-la-Neuve/Belgique - 07 a 08 de novembro de 2019. https://iussp.org/sites/all/modules/contrib/civicrm/extern/url.php?u=5394&qid=1966168
O ENCE de Portas Abertas (EPA) é um evento anual que recebe alunos e professores das escolas para conhecerem a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), descobrirem a carreira de estatística e aprenderem de forma lúdica sobre a estatística e suas diversas aplicações na vida cotidiana. Nesta edição a ENCE abre as suas portas nos dias 19, 20 e 21 de maio e contará com muitas novidades.
Leia mais...Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.
Com os palestrantes Paulo Roberto do Amaral Ferreira e Joice Souza Soares , no dia 05 de maio, às 16h, no Auditório - Sala 306.
Leia mais...Intitulada: "Migração, refúgio e redes sociais: trajetórias de migrantes e refugiados venezuelanos no Morro do Banco (Rio de Janeiro – RJ)", no dia 30 de abril de 2025, às 09h00m, por videoconferência.
Leia mais...