logotipo ence

 

ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
1/9 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Processo de Seleção - Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais

 

Processo Seletivo - 16a. Turma - 2013 

Calendário

  • Inscrição: de 10 de setembro a 10 de outubro - prorrogada para 15 de outubro de 2012, presencialmente até as 18h e via postagem até meia-noite
  • Provas: 29 de outubro de 2012
  • Resultado da 1ª e 2ª fases: 30 de novembro de 2012
  • Entrevistas: 10 e 11 de dezembro de 2012
  • Divulgação do resultado final: 14 de dezembro após 20:00 hs
  • Pré-Matrícula: 19 e 20 de dezembro de 2012
Número de Vagas: até 30                    Início: março de 2013

cartazmest2012

Veja aqui  o folder com algumas informações sobre o curso


Bolsas de Estudo
O mestrado da ENCE exige dedicação integral e oferece bolsas de estudo da CAPES ou do IBGE para os alunos que não possuem vínculo empregatício remunerado.
 

Informações:
Escola Nacional de Ciências Estatísticas
Secretaria Acadêmica (GRC)
Rua André Cavalcantii, 106, sala 105
Santa Teresa, Rio de Janeiro, CEP 20231-050
Tels: (21) 2142-4690 / 2142-4696 

Calendários

 

 Comissão de Ensino e Pesquisa da Pós-Graduação (CEP-PG)

Toda solicitação a ser apreciada nas reuniões deve chegar à secretaria com pelo menos 24 horas de antecedência.

Ano 2020

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
03 de fevereiro (14:00hs)
 
2
 

Ano 2019

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
10 de janeiro (10:00hs)
10 de janeiro (10:00hs)
2
19 de fevereiro (10:00hs)
 19 de fevereiro (10:00hs)
3
23 de março (14:00hs)

23 de março (14:00hs)

4
2 de maio (14:00hs)

2 de maio (14:00hs)

5
5 de junho (10:00hs)

 5 de junho (10:00hs) 

6
26 de julho (10:00hs)

 26 de julho (10:00hs)

7
23 de outubro (14:00hs)

 23 de outubro (14:00hs)


 

Ano 2018 

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
2 de fevereiro (10:00hs)
 2 de fevereiro (10:00hs)
 2
2 de março (10:00hs)  2 de março (10:00hs)
3
 2 de abril (10:00hs)  6 de abril (10:30hs)
4
 7 de maio (10:30hs)  21 de maio (14:00hs)
5
18 de junho (10:00hs) 18 de junho (10:00hs)
6
 1 de agosto (10:00hs)  1 de agosto (10:00hs)
 7
 11 de setembro (14:30hs)  14 de setembro (10:30hs)
8
 11 de outubro (10:00hrs)   11 de outubro (14:00hrs)
 9
 12 de novembro (14:00hrs)   12 de novembro (14:00hrs)

 Ano 2017

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
26 de janeiro (10:00hs)
 26 de janeiro (10:00hs)
 2
23 de fevereiro (10:00hs)  23 de fevereiro (10:00hs)
3
 18 de março  (10:00hs)  18 de março  (10:00hs)
4
 26 de abril  (10:00hs)  26 de abril  (10:00hs)
5
 01 de junho  (10:00hs)  01 de junho  (10:00hs)
6
 03 de julho  (10:00hs)  03 de julho  (10:00hs)
 7
 04 de agosto  (10:00hs)  04 de agosto  (10:00hs)
8
 28 de setembro  (10:00hs)  28 de setembro  (10:00hs)
 9
 31 de outubro  (10:00hs)  31 de outubro  (10:00hs)
10
01 de dezembro  (10:00hs) 01 de dezembro  (10:00hs)

Ano 2016

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
2 de fevereiro (10:00hs)
2 e 5 de fevereiro(10:00hs)
2
26 de fevereiro (14:00hs)
26 de fevereiro (14:00hs)
3
1 de abril (10:00hs)
1 de abril (10:00hs)
4
29 de abril (10:00hs)
29 de abril (10:00hs)
5
7 de junho (10:00hs)
7 de junho (10:00hs)
6
5 de julho(10:00hs)
5 de julho (10:00hs)
7
 2 de agosto (10:00hs)
 2 de agosto (10:00hs)
8
6 de setembro (10:00hs)
 6 de setembro (10:00hs)
9
27 de outubro (10:00hs)
27 de outubro (10:00hs)
10
2 de dezembro (10:00hs)
2 de dezembro (10:00hs)

Ano 2015

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
21 de janeiro (10:00hs)
 21 de janeiro (10:00hs)
2
24 de fevereiro (10:00hs)
  24 de fevereiro (10:00hs)
 3
 24 de março (10:00hs)
  24 de março (10:00hs)
 4
 5 de maio (10:00hs)
 5 e 7 de maio (10:00hs)
 5
 9 de junho (10:00hs)
 9 de junho (10:00hs)
6
14 de Julho (10:00hs)
 14 de Julho (10:00hs)
7
reagendada para 09 de setembro (10:00hs)
 9 de setembro (10:00hs)
8
15 de outubro (10:00hs)

 15 de outubro (10:00hs)
9
11 de dezembro(10:00hs)
 11 de dezembro (10:00hs)

Ano 2014

 
Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
27 de janeiro
 27 de janeiro
2
17 de fevereiro
 17 de fevereiro
3
19 de março (10:00 hs)
19 de março (10:00 hs)
4
30 de abril (10:00 hs)
 30 de abril  (10:00 hs)
 5
 28 de maio (10:00 hs)
 28 de maio (10:00 hs)
 6
 30 de junho (14:00 hs)
 02 de Julho  (10:00 hs)
7
 28 de julho (14:00hs)
 28 de julho (14:00hs)
 8
 1 de setembro (14:00hs)
  1 de setembro (14:00hs)
 9
 30 de setembro (10h00)
 30 de setembro (10h00)
 10
 27 de outubro (14h00)
 27 de outubro (14h00)
 11/12
 08 de dezembro (14h00)
  08 de dezembro (14h00)
 

Ano 2013

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
14 de janeiro
 14 de janeiro
2
04 de fevereiro
04 e 07 de fevereiro
3
11 de março
 11 de março
4
08 d abril
 08 d abril
5
06 de maio
 06 de maio
6
03 de junho
 10 de junho
7
01 de julho
 01 de julho
8
12 de agosto
 06 de agosto
9
09 de setembro
 24 e 25 de setembro
10
07 de outubro

 15 de outubro

11
18 de novembro
18 de novembro
12
16 de dezembro
 17 de dezembro

Ano 2012

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
24 de janeiro
24 e 26 de janeiro
2
28 de fevereiro
28 de fevereiro
3
13 de março
13 de março
4
3 de abril
10 de abril
5
8 de maio
8 de maio
6
5 de junho
12 de junho
7
3 de julho
11 de julho
8
7 de agosto
8 e 15 de agosto
9
4 de setembro
11 de setembro
10
2 de outubro
30 de outubro
11
27 de novembro
 27 de novembro
12
11 de dezembro
cancelada, consultas feita por email.

Calendário

 Calendário CEP-PG (Comissão de Ensino e Pesquisa da Pós-Graduação)
 
 

Ano 2013

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
14 de janeiro
14 de janeiro
2
04 de fevereiro
 04 e 07 de fevereiro
3
11 de março
 11 de março
4
08 d abril
 08 d abril
5
06 de maio
 06 de maio
6
03 de junho
10 de junho
7
01 de julho
 01 de julho
8
12 de agosto
06 de agosto
9
09 de setembro
 
10
07 de outubro
 
11
04 de novembro
 
12
09 de dezembro
 

Ano 2012

Reunião
Dia/mês prevista
Dia/mês realizada
1
24 de janeiro
24 e 26 de janeiro
2
28 de fevereiro
28 de fevereiro
3
13 de março
13 de março
4
3 de abril
10 de abril
5
8 de maio
8 de maio
6
5 de junho
12 de junho
7
3 de julho
11 de julho
8
7 de agosto
8 e 15 de agosto
9
4 de setembro
11 de setembro
10
2 de outubro
30 de outubro
11
27 de novembro
 27 de novembro
12
11 de dezembro
cancelada, consultas feita por email.

Funcionários e Procedimentos

Solicitação de Auxílio-Viagem para Eventos/Congressos para alunos/as

icopdf Procedimentos para solicitação de Auxílio-Viagem de alunos/as (atualizado em 03/12/2012)

icopdf Formulário para Auxílio-Viagem - Aluno

icopdf Modelo de a carta de recomendação do orientador/a

icopdf Modelo de prestação de contas

Solicitação de Auxílio-Viagem para Eventos/Congressos para professores/as

icopdf Procedimentos para solicitação de Auxílio-Viagem de professores

icopdf Modelo de prestação de contas de viagem com auxílio

Defesa de Dissertação 

 Leia com atenção as instruções contidas no documento de procedimentos para solicitação de defesa de dissertação e, em caso de dúvidas, consulte a secretaria da Pós-Graduação. O procedimento para obtenção de dados dos membros da banca que não são do corpo docente do Programa foi alterado (a secretaria solicitará esta informação após aprovação da banca pela Comissão de Ensino e Pesquisa).

icopdf  Procedimentos para solicitação de defesa de dissertação (Veja novas instruções)

icopdf Formulário - Aluno (atualizado em 03/12/2012)

icopdf Formulário - Solicitação de Defesa (atualizado em 03/12/2012)

icopdf Termo de Autorização de publicação da dissertação

icopdf   Verifique aqui a lista de documentos a serem entregues

Formulários para Homologação de Orientador/Co-Or.

Estes formulários devem ser impressos, preenchidos e entregues e protocolados na Secretaria Acadêmica

icopdf  Homologação de Orientador e Co-Orientador

icopdf  Cadastro de Co-Orientador Externo

icopdf  Substituição de Orientador

icopdf  Substituição de Co-Orientador

Formulário para solicitação de disciplina de Estudo Orientado (deve ser preenchido pelo Professor)

icopdf Modelo para disciplina de Estudo Orientado
 

Solicitação de Auxílio-Viagem para Eventos/Congressos para professores/as 

Eventos organizados pelo Programa de Pós-Graduação da Ence

Semiários ENCE -  o programa de pós-graduação co-organiza seminários, em conjunto com a coordenação de graduação da ENCE, às segundas-feiras, durante todos os trimestres letivos. Os seminários são abertos ao  público e a divulgação destes é disponibilizada quinzenalmente em Notícias na Página Principal da Escola.

Consulte Eventos > Seminarios da Ence, para informações sobre os seminários realizados, com um resumo e apresentação desses, quando foi disponibilizado pelo palestrante.


Recepção dos alunos - Turma 2018

Veja aqui o Cronograma completo

05 de março de 2018

14:00 às 15:00h
A ENCE e o Programa de Mestrado/Doutorado

Conselho Diretor do IBGE
Coordenação Geral da ENCE
Coordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Programa de Pós Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

15:00 hs às 15:30 – Coffee break

15:30 às 17:30 hs
Palestra Inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): Educação e Trabalho: Uma Abordagem para a Análise do Curso de Vida dos Jovens
Palestrante: Eduardo Rios-Neto

07 de março de 2018

10:00 às 12:00 hs
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação e conversa com representantes dos discentes

08 de março de 2018

10:00 às 12:00 hs
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática e Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do programa, orientações e Bolsas

Recepção dos alunos - Turma 2017

Veja aqui o Cronograma completo

06 de março de 2017

14:00 às 15:00h
Boas-vindas
       Coordenação-Geral da ENCE
           Coordenação de Graduação
           Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
           Gerência de Especialização
           Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

15:00 às 15:30h
Palestra inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): "Desenvolvimento, desigualdade e políticas sociais no Brasil"
Palestrante:
Luciana Jaccoud (IPEA)   

     

07 de março de 2017

10:00 às 12:00h
Debate sobre Estado de Bem Estar Social no Brasil
Coordenação:
Paulo Jannuzzi (IBGE)

08 de março de 2017

10:00 às 12:00h
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação com representantes dos discentes

09 de março de 2017

10:00 às 12:00h
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática, Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do Programa, orientações e bolsas
    

 

Recepção dos alunos - Turma 2016

Veja aqui o Cronograma completo

07 de março de 2016

14:00 às 15:00hs - sala 306 
    Boas-vindas 
       Coordenação Geral da ENCE
            Coordenação da Pós-Graduação
            Cordenação de Graduação
            Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
            Gerência de Especialização

      Apresentação do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
             Coordenadora da Pós-Graduação

15:00 às 15:30 hs - sala 306
     
     
Apresentação dos professores do corpo docente da Pós-Graduação

16:00 às 18:00 hs - sala 306

Palestra/Aula Inaugural (veja resumo): Desafios e oportunidades para a organização das informações oficiais

Palestrante:  Zélia Magalhães Bianchini Diretoria de Pesquisas / IBGE.

  08 de março de 2016

10:00 às 12:30hs - sala 304

 Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)

 

Recepção dos alunos - Turma 2015

Veja aqui o Cronograma completo 

02 de março de 2015

14:00 às 16:00hs - sala 306 
    Boas-vindas 
       Wasmália Bivar (Presidente do IBGE)
        Maysa de Magalhães (Coordenadora Geral da ENCE)
        Suzana Cavenaghi (Coordenadora da Pós-Graduação)  

16:30 às 18:00 hs - sala 306

     Palestra Aula Inaugural (veja resumo) : Os tons do fim do mundo

Palestrante:  Déborah Danowski - Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com doutorado em Filosofia pela (PUC-Rio) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne).

 03 de março de 2015

09:00 às 12:30hs - sala 304

 Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)


 

Recepção dos alunos - Turma 2014

 

     Programa Completo 14:00 às 18:00 hs

Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)

Aula/Palestra Inaugural -  das 16:00 às 18:00 hs
Contabilidade das Gerações e Consequências da Transição Demográfica - (15 anos depois), com Prof. convidado Cassio Turra - Cedeplar- UFMG e ABEP 
              Resumo     Acesse aqui a apresentação completa

 

 

Recepção dos alunos - Turma 2013

Programa 14:00 às 18:00 hs

Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)

             Aula Inaugural -  das 16:00 às 18:00 hs

 Prof. convidado Paulo de Martino Jannuzzi - MDS (afastado ENCE/IBGE)]

Resumo da aula Inaugural
Leitura recomendada
Apresentação da aula Inaugural.


Recepção dos alunos - Turma 2012 

Programa das 14:00 às 18 hs

Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)

Aula Inaugural - 05/03/2012 - das 16:00 às 18 hs

Resumo
Apresentação da palestra inaugural - Prof. convidado Renato Assunção - UFMG


Aula Inaugural de anteriores 

!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural_2007.asp -->Aula inaugural no dia 05/03/2007: Veja o arquivo de apresentação da palestra e as fotos

!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural.asp -->Aula inaugural no dia 06/03/2006:  Veja as fotos

Apresentação do Mestrado: Veja o arquivo (apresentado em 18/06/2007)


Eventos Externos

Consulte aqui a lista de Congressos e Conferências que serão realizados em 2019 e 2020 na área do Programa de Pós-Graduação da ENCE. A lista está ordenada por data de realização.

Ao acessar as Páginas respectivas dos Congressos, aproveite a oportunidade para consultar o programa científico desses, com os trabalhos apresentados em eventos passados, visto que muitos deles disponibilizam os trabalhos para consulta em texto completo.

  

Eventos nacionais

  • XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional -  ENANPUR - Natal/RN - 27 a 31 de maio de 2019. http://anpur.org.br/xviiienanpur/
  • 64º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria – Rbras – Cuiabá/MT - 29 de julho a 02 de agosto de 2019. http://rbras.org.br/

  • 18º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica - SEAGRO – Cuiabá/MT - 29 de julho a 02 de agosto de 2019. http://rbras.org.br/

Eventos internacionais

ENCE de Portas Abertas 2025

O ENCE de Portas Abertas (EPA) é um evento anual que recebe alunos e professores das escolas para conhecerem a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), descobrirem a carreira de estatística e aprenderem de forma lúdica sobre a estatística e suas diversas aplicações na vida cotidiana. Nesta edição a ENCE abre as suas portas nos dias 19, 20 e 21 de maio e contará com muitas novidades.

Leia mais...

Convocação para pesquisador da ENCE

Lista de convocados para prova didática de pesquisador do CPNU publicada em 07/03. Primeira convocação para provimento de vagas publicada em 08/05. Saiba mais aqui.

Especialização da ENCE promove Seminário de TCC (em 05 e 12/05)

Estatísticas agrícolas e ambientais são tema de webinário do Hub Regional para Big Data (em 15/05) 

ENCE oferece cursos EAD sobre IBGE e Sidra

4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho (gravações disponíveis) 

Aulas inaugurais da pós-graduação (gravações disponíveis) 

ENCE comemora 72 anos e lança a ENCEemFOCO nº 4

 

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário Ence- O mapa da alfabetização financeira na Baixada Fluminense e Enfrentamento à violência contra mulheres e meninas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: um panorama a partir de dados policiais

Com  os  palestrantes Paulo  Roberto do Amaral Ferreira e Joice Souza Soares , no dia 05 de maio, às 16h, no Auditório - Sala 306.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Nathan Pagliari Raposo de Oliveira de Souza

Intitulada: "Migração, refúgio e redes sociais: trajetórias de migrantes e refugiados venezuelanos no Morro do Banco (Rio de Janeiro – RJ)", no dia 30 de abril de 2025, às 09h00m, por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro