Semiários ENCE - o programa de pós-graduação co-organiza seminários, em conjunto com a coordenação de graduação da ENCE, às segundas-feiras, durante todos os trimestres letivos. Os seminários são abertos ao público e a divulgação destes é disponibilizada quinzenalmente em Notícias na Página Principal da Escola.
Consulte Eventos > Seminarios da Ence, para informações sobre os seminários realizados, com um resumo e apresentação desses, quando foi disponibilizado pelo palestrante.
Veja aqui o Cronograma completo
05 de março de 2018
14:00 às 15:00h
A ENCE e o Programa de Mestrado/Doutorado
Conselho Diretor do IBGE
Coordenação Geral da ENCE
Coordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Programa de Pós Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
15:00 hs às 15:30 – Coffee break
15:30 às 17:30 hs
Palestra Inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): Educação e Trabalho: Uma Abordagem para a Análise do Curso de Vida dos Jovens
Palestrante: Eduardo Rios-Neto
07 de março de 2018
10:00 às 12:00 hs
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação e conversa com representantes dos discentes
08 de março de 2018
10:00 às 12:00 hs
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática e Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do programa, orientações e Bolsas
Veja aqui o Cronograma completo
06 de março de 2017
14:00 às 15:00h
Boas-vindas
Coordenação-Geral da ENCE
Coordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
15:00 às 15:30h
Palestra inaugural/Aula inaugural (veja o resumo): "Desenvolvimento, desigualdade e políticas sociais no Brasil"
Palestrante: Luciana Jaccoud (IPEA)
07 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Debate sobre Estado de Bem Estar Social no Brasil
Coordenação: Paulo Jannuzzi (IBGE)
08 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Apresentação e conversa com o corpo docente
Apresentação com representantes dos discentes
09 de março de 2017
10:00 às 12:00h
Apresentação dos Serviços Essenciais
Biblioteca, Informática, Secretaria de Registro e Controle
Estrutura do Programa, orientações e bolsas
Veja aqui o Cronograma completo
07 de março de 2016
14:00 às 15:00hs - sala 306
Boas-vindas
Coordenação Geral da ENCE
Coordenação da Pós-Graduação
Cordenação de Graduação
Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento
Gerência de Especialização
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas
Coordenadora da Pós-Graduação
15:00 às 15:30 hs - sala 306
Apresentação dos professores do corpo docente da Pós-Graduação
16:00 às 18:00 hs - sala 306
Palestra/Aula Inaugural (veja resumo): Desafios e oportunidades para a organização das informações oficiais
Palestrante: Zélia Magalhães Bianchini Diretoria de Pesquisas / IBGE.
08 de março de 2016
10:00 às 12:30hs - sala 304
Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)
Veja aqui o Cronograma completo
02 de março de 2015
14:00 às 16:00hs - sala 306
Boas-vindas
Wasmália Bivar (Presidente do IBGE)
Maysa de Magalhães (Coordenadora Geral da ENCE)
Suzana Cavenaghi (Coordenadora da Pós-Graduação)
16:30 às 18:00 hs - sala 306
Palestra Aula Inaugural (veja resumo) : Os tons do fim do mundo
Palestrante: Déborah Danowski - Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com doutorado em Filosofia pela (PUC-Rio) e pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris IV (Paris-Sorbonne).
03 de março de 2015
09:00 às 12:30hs - sala 304
Apresentação dos Serviços Essenciais (coordenadora do Programa e Gerentes)
Programa Completo - 14:00 às 18:00 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula/Palestra Inaugural - das 16:00 às 18:00 hs
Contabilidade das Gerações e Consequências da Transição Demográfica - (15 anos depois), com Prof. convidado Cassio Turra - Cedeplar- UFMG e ABEP
Resumo Acesse aqui a apresentação completa
Programa - 14:00 às 18:00 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula Inaugural - das 16:00 às 18:00 hs
Prof. convidado Paulo de Martino Jannuzzi - MDS (afastado ENCE/IBGE)]
Resumo da aula Inaugural
Leitura recomendada
Apresentação da aula Inaugural.
Programa das 14:00 às 18 hs
Apresentação do Programa de Mestrado - Suzana Cavenaghi (coordenadora da pós-graduação)
Aula Inaugural - 05/03/2012 - das 16:00 às 18 hs
Resumo
Apresentação da palestra inaugural - Prof. convidado Renato Assunção - UFMG
!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural_2007.asp -->Aula inaugural no dia 05/03/2007: Veja o arquivo de apresentação da palestra e as fotos
!-- http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/aula_inaugural.asp -->Aula inaugural no dia 06/03/2006: Veja as fotos
Apresentação do Mestrado: Veja o arquivo (apresentado em 18/06/2007)
De 9 a 13 de novembro, egressos da Ence são convidados a retornar à Escola para compartilhar seus conhecimentos por meio de minicursos. As propostas podem ser enviadas até 19 de outubro.
Leia mais...Apresentação será realizada em 19 de outubro, às 16h. Documento reúne 12 objetivos, 45 metas e 84 indicadores para orientar o desenvolvimento da Escola nos próximos cinco anos.
Leia mais...Nos dias 26 e 27 de outubro, o grupo de pesquisa da Ence dedicado aos estudos de gênero, sexualidades, reprodução e suas interseccionalidades, promove o minicurso “Indicadores de desigualdade de gênero com dados da PNAD Contínua em R”, ministrado por Lincoln Teixeira.
Leia mais...Realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, o evento reuniu pesquisadores de diferentes instituições para discutir aplicações da Pesquisa Operacional em áreas como otimização, inteligência artificial e ciência de dados.
Leia mais...intitulada:"TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL (TAUS) COMO FERRAMENTA DE LUTA POPULAR E INCIDÊNCIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A GARANTIA DE TERRITÓRIO E MARETÓRIO TRADICIONAL", em 07 de outubro de 2026, às 18h00, por videoconferência
Leia mais...A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra de Luiz Eduardo Gomes (ENCE), no dia 5 de outubro de 2026, às 14h30, com transmissão via Microsoft Teams.
Leia mais...intitulada:"UM RIO, DUAS LEIS: CONURBAÇÃO E PRESERVAÇÃO NO RIBEIRÃO CAFEZAL, ENTRE LONDRINA E CAMBÉ-PR", em 01 de outubro de 2026, às 19h00m, por videoconferência.
Leia mais...intitulada:"Análise da Distribuição Espacial da Cobertura Vegetal na Cidade de Alagoinhas - BA", em 28 de setembro de 2026, às 19h30m, por videoconferência.
Leia mais...