05/12//2024
O 5º Fórum Mundial de Dados da ONU foi realizado em Medellin, na Colômbia, de 10 a 15 de novembro de 2024, e reuniu a comunidade estatística internacional para discutir o uso de métodos inovadores e fontes de dados alternativas para a produção de estatísticas. As atividades buscaram estimular a inovação metodológica, mobilizar apoio político e financeiro de alto nível para melhorar o acesso a dados e estimular parcerias, em especial na América Latina e Caribe. Participaram institutos nacionais de estatística de diferentes países ao redor do mundo, além de representantes da academia, do setor privado, de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais.
Paulo Tostes, Andrea Diniz da Silva, Maria Luiza Toledo e Patricia Zamprogno
Além de participar da agenda principal do Fórum, as professoras Andrea Diniz da Silva e Maria Luiza Toledo e o professor Paulo Tostes participaram de dois eventos paralelos: a Datathon da ONU e a primeira reunião do Comitê Diretor do projeto “Indicadores ambientales y de cambio climático: un enfoque común utilizando métodos innovadores y fuentes de datos alternativas”.
UN Datathon 2024
O UN Datathon 2024 foi realizado de 8 a 11 de novembro e desafiou equipes internacionais a criarem soluções baseadas em dados para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na cidade de Medellin. O evento se concentrou no desenvolvimento urbano sustentável, abordando três temas críticos: turismo sustentável, gestão de resíduos urbanos e economia circular. Ao longo da competição, as equipes desenvolveram painéis interativos, visualizações de dados, APIs e mapas para apoiar planejadores e formuladores de políticas da cidade. O IBGE foi representado por Maria Luíza Toledo (CTA/ENCE), Patrícia Zamprogno (DTI) e Verônica dos Santos (CTA/ENCE, participação remota).
Participantes da reunião do projeto sobre indicadores ambientais e mudança climática
A reunião do Comitê Diretor do projeto “Indicadores ambientales y de cambio climático: un enfoque común utilizando métodos innovadores y fuentes de datos alternativas” foi realizado em 10 e 11 de novembro. Participaram representantes de dez países da América Latina e Caribe (Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, México, Paraguay, Perú, República Dominicana e Uruguay), da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Eles discutiram o estado da arte de cada país na produção de indicadores de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, e acordaram uma estratégia de execução. O projeto é coordenado pelo IBGE, por meio do Hub Regional das Nações Unidas para Big Data no Brasil, que é sediado na ENCE/IBGE e conta com o apoio da CEPAL e do BID. O objetivo é promover a produção de indicadores ambientais e de mudanças climáticas na América Latina e no Caribe com o uso de fontes alternativas e métodos inovadores. Nesta atividade, o IBGE foi representado por Andrea Diniz e Paulo Tostes, ambos da ENCE, e por Therence Paoliello, da DGC.
A ENCE/IBGE realiza o ingresso no curso de graduação em Estatística por meio do SiSU, com base no ENEM. Aqui você encontra as informações principais sobre o Processo Seletivo Discente 2026, incluindo vagas, ações afirmativas, matrícula e procedimentos obrigatórios.
Leia mais...Experiências no uso de aprendizado profundo para a automação da codificação estatística e a análise de dados maregráficos, com impactos diretos na qualidade e na eficiência das estatísticas oficiais.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados finais das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE) divulga os resultados preliminares das provas didáticas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, realizadas em 27 de janeiro de 2026, no âmbito da segunda convocação.
Leia mais...Intitulada: "Plataformização do planejamento e territorialidades tecnológicas na produção do espaço urbano e regional no Brasil", no dia 24 de fevereiro de 2026, às 09h00m,por videoconferência.
Leia mais...Intitulada: "SERÁ QUE É DENGUE?”: O PAPEL DO BEM-ESTAR URBANO NA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA DENGUE NO RIO DE JANEIRO", no dia 23 de fevereiro de 2026, às 10h00m, no Auditório sala 306.
Leia mais...intitulada BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ECO COPOS: ESTUDO DE CASO EM UMA CASA DE EVENTOS NA LAPA, RIO DE JANEIRO, BRASIL, em 23 de dezembro de 2025, às 10h30, por videoconferência.
Leia mais...intitulada A BAIXA RECICLABILIDADE DE ALGUMAS EMBALAGENS E O INCENTIVO ECONÔMICO ADEQUADO PARA OS CATADORES ATRAVÉS DO MÉTODO DE CUSTOS EVITADOS, em 22 de dezembro de 2025, às 16h, por videoconferência.
Leia mais...