logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Sessão especial CENSO 2022

Auditório da ENCE (Sala 306), 30 de novembro, 2022

Horário: 18:00 às 20:00h

Uma sessão especial dedicada ao CENSO demográfico 2022 que contará com a presença de profissionais do IBGE envolvidos diretamente na realização do CENSO. A ideia é promover uma conversa com os alunos e as alunas sobre o dia a dia da coleta
dos dados, expor os desafios e mostrar as curiosidades.

Convidados: 

11.jpg Fernando Souza Damasco - Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas: Gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE. Professor do curso de especialização "lato sensu" em Análise Ambiental e Gestão do Território da ENCE. Graduado e mestre em Geografia pela UFF. Trabalha no IBGE desde 2014 e, desde 2016, coordena o Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE.
 9.jpg Gabriel Teixeira Bastos - Coordenador operacional do CENSO no estado do Rio de Janeiro: É Geógrafo, Mestre e Doutorando em Geografia na área de Globalização, políticas públicas e reestruturação territorial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi Coordenador da pesquisa PNAD-Covid 2020, Coordenador Técnico do Censo e desde 2019 exerce a função de Coordenador Operacional do Censo Demográfico 2022 no estado do Rio de Janeiro.
 10

Jedielso Sales de Souza - Coordenador de área do CENSO do centro do Rio de Janeiro: A sua atribuição é a coordenação técnica, administrativa e operacional do Censo 2022 nos bairros da região central da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho que realiza envolve a contratação, treinamento e coordenação dos recenseadores e agentes censitários. Também gerencia os recursos administrativos da operação.

Processo Seletivo para Docente Colaborador na Trilha de Dados, Big Data e Inteligência Artificial

As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 27 de julho de 2026, e a seleção é destinada a servidores e servidoras públicas federais ativos(as), vinculados(as) a órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, incluindo universidades federais.

Leia mais...

Morre a demógrafa Elza Berquó, referência em estudos populacionais

Faleceu nesta quinta-feira (16), em São Paulo, aos 100 anos, a demógrafa Elza Salvatori Berquó. Professora e cientista, matemática em sua primeira formação, atuou por décadas na compreensão do Brasil, analisando dados demográficos e censitários.

Leia mais...

Uso de produtos de satélite para a compilação de estatísticas regionais é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

Especialista da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentará, em webinário on-line realizado no dia 30 de julho, às 11h (UTC-3), aplicações de produtos de satélite na produção de estatísticas regionais territorialmente desagregadas.

Leia mais...

Portal ENCE Cidadania disponibiliza quatro cursos sobre aplicações do Censo Demográfico

Desenvolvidas em parceria entre a ENCE e a UFG, as formações gratuitas estão disponíveis na modalidade EaD, com certificado.

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Apresentação de Monografia da Graduação de Marcelo do Nascimento Maximiano Filho

Intitulada: “ANÁLISE COMPARATIVA DO DESEMPENHO DE JOGADORES NAS LIGAS EUROPEIAS NA TEMPORADA 24/25: EFEITOS DAS LIGAS E CLUBE SOBRE AS METRICAS INDIVIDUAIS”, em 07/07/2026, às 16:00, na sala 303 da ENCE.

Leia mais...

Apresentação de Monografia da Graduação de Nadja Cruz Ferraz

Intitulada: “Modelagem Geoestatística da Concentração de Arsênio em Solos no Quadrilátero Ferrífero, Região Central de Minas Gerais”, em 07/07/2026, às 14:30, na sala 303 da ENCE.

Leia mais...

Apresentação de Monografia da Graduação de Fabrício de Souza Boia Medeiros e Lucas Dirk Gomes Ferreira

Intitulada: “Avaliação Comparativa de Algoritmos de Classificação Aplicados à Previsão de Precipitação no Rio de Janeiro”, em 07/07/2026, às 14:00, na sala 305 da ENCE.

Leia mais...

Apresentação de Monografia da Graduação de Gabriel Luduvice Rêgo

Intitulada: “CARACTERÍSTICAS ASSOCIADAS À VITÓRIA NO OSCAR: UMA ANÁLISE COM REGRESSÃO LOGÍSTICA E MACHINE LEARNING”, em 06/07/2026, às 16:30, na sala 303 da ENCE.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro