logotipo ence

 

Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
_self
1/3 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Atividades na ENCE continuam acontecendo com ajuda da tecnologia

A ENCE vem mantendo remotamente as atividades de ensino, pesquisa, treinamento, capacitação e gestão, durante o período de isolamento social para prevenção do novo coronavírus.

Isso tem sido possível graças ao empenho e trabalho de excelência de todos os gestores, docentes e servidores da Escola, aliado a um aparato tecnológico, traduzido em plataformas, serviços e aplicativos como VPN, Moodle, WEBEX e Microsoft Teams, disponibilizado pelo IBGE.

Desde  20 março, quando todas as atividades presenciais foram suspensas na ENCE, diversas medidas foram tomadas pela direção da Escola, de forma a mitigar os impactos da pandemia em nossas atividades.

Neste período, diversas reuniões de trabalho têm sido realizadas para tratar de questões associadas ao modo remoto do ensino, da capacitação/treinamento, das atividades científicas e da gestão.

As aulas, em todos os níveis de ensino - graduação, especialização, mestrado e doutorado - foram retomadas desde o dia 11 de maio na forma remota e síncrona, deste modo resguardando a segurança de todos e reduzindo o impacto da pandemia no calendário acadêmico e na vida profissional futura dos alunos. Os docentes têm utilizado, em suas aulas síncronas, diversas soluções tecnológicas garantindo, assim, a qualidade dos cursos e a acessibilidade dos alunos. Esta é uma nova experiência que os discentes estão vivenciando ao participar das aulas, a partir de suas casas, através de computadores e celulares utilizando  tecnologias de informação e comunicação.

 

Grad Grad 2     

 

Pos 2n

 

Nos seminários e nas defesas de TCC, monografia, dissertações, qualificações  e teses, assim como em outras atividades, foram adotadas soluções tecnológicas que têm permitido a realização desses eventos na forma online.

 

Mono Previas2

 

No que diz respeito à capacitação e ao treinamento, têm sido realizadas diversas atividades e desenvolvidos diversos projetos para atender às demandas estratégicas do IBGE como, por exemplo, o treinamento da PNAD-COVID 19 e da PNAD-C.

 

CTA 2 oficina redacao

 

 CTA 1 ONUn

 

Todas estas  atividades e ações traduzem, de forma inequívoca, o compromisso da ENCE na formação de recursos humanos, com a sociedade e como centro de promoção e avanço do conhecimento em suas áreas de atuação, desta forma contribuindo para a redução das desigualdades e o desenvolvimento do país.

VI Seminário Metrópole promove debates sobre governo, sociedade e território na Ence

O evento, que homenageia os 100 anos de Milton Santos, será realizado de 21 a 25 de setembro e contará com atividades na Ence, UERJ, UFRJ e UFRRJ.

Leia mais...

Processo Seletivo para o curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território | INSCRIÇÕES PRORROGADAS

As inscrições ocorrem entre os dias 11 de agosto e 18 de setembro de 2026. O curso é gratuito e oferece 30 vagas, com ingresso previsto para o primeiro trimestre de 2027.

Leia mais...

Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas | INSCRIÇÕES PRORROGADAS

As inscrições estão abertas até 18 de setembro de 2026. A seleção oferece 30 vagas, distribuídas entre Mestrado e Doutorado, e possui ingresso previsto para o primeiro trimestre de 2027.

Leia mais...

Governança e gestão da informação geoespacial na Colômbia são tema de webinário do Hub Regional para Big Data

Webinário “Modelos de governança: Colômbia em mapas” será realizado em 16 de setembro, quarta-feira, às 11h (UTC-3), com participação de especialistas do Instituto Geográfico Agustín Codazzi (IGAC)

Leia mais...

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Seminário ENCE: Análise bibliométrica sobre o uso dos censos brasileiros no século XXI: tendências da literatura científica e perspectivas sobre desigualdades espaciais

Com os palestrantes Georges Gérard Flexor e  Bianca Louzada Xavier Vasconcellos no dia 14 de setembro, às 16h, por videoconferência.

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Mestrado de Renata Carneiro Ronda

Intitulada Regimes de evidência e heterogeneidades da violência contra a mulher no Brasil, no contexto da Lei do Feminicídio, no dia 31 de agosto de 2026, às 10h00m, na Sala 207-B e por videoconferência.

Leia mais...

Qualificação de Tese de Doutorado de Raphael Molina Guimarães

Intitulada Identificação de Favelas em Imagens de Sensoriamento Remoto no Município do Rio de Janeiro, no dia 20 de agosto de 2026, às 15h00m, na Auditório ENCE e por videoconferência.

Leia mais...

Qualificação de Tese de Doutorado de Luiz Roberto de Campos Jacintho

Intitulada Ecologia Política no MATOPIBA: Dinâmicas Socioambientais no Primeiro Quartel do Século XXI, no dia 19 de agosto de 2026, às 10h00m, na Auditório ENCE e por videoconferência.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro