Proposta para discussão
ETAPAS DE TRABALHO
1. Levantamentos das experiências anteriores do IBGE (pontos fortes/fracos):
1.1. Depoimentos verbais (DI, DPE, ENCE);
1.2. Estudo documental sobre as avaliações dos instrutores, dos treinandos e gerentes.
2. Levantamento bibliográfico (teórico) de EAD.
3. Levantamento das experiências externas ao IBGE e do estado da arte:
3.1. Convite à palestrantes especializados no assunto;
3.2. Participação em eventos externos (Congressos, Seminários...).
3.3. Visitas a Instituições que trabalham com EAD, utilizando determinados critérios para a escolha;
4 Diagnóstico da situação atual:
4.1 Levantamento do nível de motivação/resistência organizacional para uso do EAD, através da elaboração de um questionário para mapear quais os fatores de resistências e como podemos superá-las.
4.2 Levantamento das condições físicas do IBGE nacional. Quanto aos recursos computacionais e infra estrutura existentes e/ou necessários;
5. Definição de pressupostos básicos mínimos de qualidade para a proposta de EAD para o IBGE:
8. Definição e levantamento dos recursos para a proposta do programa de trabalho para atender aos parâmetros definidos (tecnológicos, didáticos, metodológicos, culturais e orçamentários).
9. Etapas da elaboração da proposta
9.1 Elaboração de Propostas para implementação : Ideal e Contingencial (is) [Elaborar mais de uma proposta: uma com preço superior ao da outra]
9.2 Estudo de Viabilidade das Propostas.
9.3 Elaboração de Projeto(s) Piloto(s). [Sugerir um curso para uma proposta de projeto piloto, isso não quer dizer que será realizado. Isso já não corresponde à nossa responsabilidade].
9.4 Análise e aprovação da alternativa do Projeto de EAD para o IBGE pelo Conselho Diretor (Propostas e Projeto Piloto).
9.5 Alterações decorrentes da avaliação do CD.
9.6 Acompanhamento da implementação do Projeto Piloto.
10. Avaliação e feedback.
ENCE/CTA
Setembro de 2003