logotipo ence

 

ENCEemFOCO_N2.
SiSU 2024
Catalogo de Projetos 2023
Nota 5 Post para Facebook
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
1/7 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Seminário Ence: Uma Abordagem de Otimização para Problemas de Agrupamento com restrições de contiguidade e capacidade

 Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Seminário Ence

A ENCE tem o prazer de convidar para a palestra:

Uma Abordagem de Otimização para Problemas de Agrupamento com restrições de contiguidade e capacidade

Palestrante
José André de M. Brito
ENCE/IBGE

Dia: 19/09/2016 – segunda-feira
Horário: 16:00-18:00 horas
Local: ENCE – Rua André Cavalcanti, 106 - sala 306 – Bairro de Fátima

Resumo: Existem, atualmente, diversas aplicações reais que estão intrinsecamente associadas a um problema de agrupamento com restrições, o qual diz respeito ao particionamento de uma base de dados, constituída por n objetos (registros), em k grupos, observando um critério de homogeneidade e algumas restrições particulares como, por exemplo, restrições de contiguidade e de capacidade. Neste caso, a literatura sobre o tema indica que a obtenção de soluções exatas para problemas desse tipo torna-se, com frequência, uma tarefa não trivial para bases de porte médio ou grande, em relação ao número de objetos que devem ser agrupados. Ou seja, em geral, não é possível resolver tais problemas mediante a aplicação de métodos exatos de otimização, devido a uma altíssima exigência de custo de computação, que decorre, primordialmente, da alta complexidade computacional (aspecto combinatório) concernente aos problemas de agrupamento. Considerando essa questão, apresentamos, neste seminário, um novo algoritmo baseado em uma técnica de otimização global e na Teoria dos Grafos. Quando comparado aos métodos exatos, este algoritmo produz soluções de boa qualidade às expensas de um baixo custo computacional. A primeira parte do seminário traz uma visão geral dos problemas de agrupamento e de conceitos básicos de grafos. Em seguida, temos uma descrição de uma aplicação real do IBGE, mais especificamente, o problema de Definição das Áreas de Ponderação do Censo Demográfico, que pode ser resolvido a partir da aplicação do algoritmo proposto. Concluímos com a descrição do algoritmo, implementado em linguagem R com recursos de paralelismo, e a apresentação de alguns resultados computacionais.


  A participação é aberta e contamos com a participação de todos os professores e alunos da pós-graduação, da especialização e da graduação, assim como de todos os funcionários do IBGE.

Informações:
Tel.: 2142-4696 - 2142-4691
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Coordenações da Graduação e da Pós-Graduação

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro