logotipo ence

 

/Inscreva-se.
/Processo Seletivo 2025.
ENCEemFOCO_03.
/SIDRA.
/Ressarcimento.
Plano de Trabalho 2024.
Catalogo de Projetos 2023
Conceito_5_CAPES
SAS
1/9 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

ENCEemFOCO agora é semestral

06/09/2024

Acaba de sair a terceira edição da ENCEemFOCO, que agora passa a ser semestral em vez de anual. A publicação conta com artigos de opinião sobre temas de destaque na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE). Além dos artigos, a publicação eletrônica também apresenta curiosidades sobre a Escola na coluna ENCE em Números. Todas as edições estão disponíveis na seção Núcleo de Pesquisas do portal da ENCE (https://ence.ibge.gov.br). Conheça a seguir quais são os artigos da nova edição.

No Balanço de atividades na ENCE, o coordenador-geral Paulo Jannuzzi e o coordenador-geral adjunto César Marques fazem um panorama das ações realizadas nos últimos meses. Foram iniciadas trilhas de conhecimento para alcançar públicos mais amplos e pesquisas aplicadas em novas temáticas, entre outras novidades.

O professor José André Brito ressalta a importância de avanços tecnológicos recentes no artigo A essencialidade do conhecimento computacional na Estatística. Ele comenta que a graduação da ENCE possibilita aos seus alunos o desenvolvimento de habilidades computacionais necessárias em diferentes segmentos do mercado de trabalho.

O professor Romay Conde Garcia assina o artigo Bairros e localidades: o que traz o Censo 2022?. Ele comenta sobre o potencial do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) para análise de cidades que não adotam divisões oficiais de bairros.

No artigo Gênero, sexualidades e interseccionalidades no centro do debate, a professora Barbara Cobo fala sobre o GENERIS, grupo de pesquisa criado por professoras da ENCE. Ele integra uma comissão do IBGE que tem como objetivo pensar a temática de gênero nas operações do Instituto.

As professoras Andrea Diniz e Maria Luiza de Toledo falam sobre o próximo grande projeto do Hub Regional para Big Data no artigo Indicadores de mudanças climáticas na América Latina e Caribe. O objetivo é desenvolver indicadores ambientais a partir de fontes alternativas de dados abertos.

O artigo Sidra nas Universidades: multiplicando o conhecimento sobre o IBGE fala sobre o projeto da ENCE que busca disseminar na academia o sistema que permite gerar facilmente tabelas de dados das pesquisas realizadas pelo Instituto. O texto é escrito por Ana Carolina Bertho, Joice Soares e Flávia de Carvalho, da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento.

E no artigo Por outros ares: ensino e pesquisa no exterior, o professor César Marques nos conta sobre suas experiências internacionais contribuem para sua prática acadêmica e profissional.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro