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3° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho - Convidadas e convidados

Conheça as convidadas e convidados do 3° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho: 

 Adriel Maia Adriel Maia (Bitka)

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/bitka-analytics

 

 Danilo Ferreira Danilo Carreira (Allianz)

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/danilo-carreira

 

Fernanda Alves

Fernanda Alves 

Estatística, Master Black Belt e Agile Coach com sólida experiência em liderança de equipes, construção e gestão de programas corporativos, treinamentos e palestras.

Linkedin: http://www.LinkedIn.com/in/fpsalves

Gustavo Neves

Gustavo Neves (Mercado Livre)

Gustavo é formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e pós-graduado em Big Data pela FGV. Possui 7 anos de experiência trabalhando com Analytics.

Linkedin: https://linkedin.com/in/gustavocmneves

 Isabella Fernandes

Isabella Fernandes (Kroton)

Isabella é uma mulher, branca, de 36 anos, múltipla e questionadora. Valoriza muito as pessoas e as relações e, ao mesmo tempo, preza pela individualidade. Tenta trabalhar a sua evolução e dificuldades e se incomoda com injustiças. É muito racional, graduada em estatística pela UFMG, pós-graduada em Metodologias Educacionais e em Gestão estratégica, com ênfase em Marketing. Participa de forma recorrente de vivências e de cursos livres de liderança, comunicação não violenta, comportamento e relações pessoais, trabalho em rede, entre outros. Atua no mercado educacional privado há 14 anos, com foco em pesquisa, avaliação e indicadores educacionais, além de programas governamentais, como Censo e Enade. É gestora de um time multidisciplinar, com profissionais de Estatística, Pedagogia, Letras, Direito, Tecnologia e Gestão ágil.

Linkedin: https://br.linkedin.com/company/cogna-educa%C3%A7%C3%A3o

Luan Henrique

 Luan Henrique Ferreira (Bitka)

Luan Henrique Ferreira, Analista de Negócio na BITKA Analytics. Desenvolve projetos relacionados à mineração, atualmente com foco em projetos no tema de otimização das operações de pátio de produtos de minério de ferro. Desenvolve atividades ligadas à iniciativas de Business Intellingence que necessitam de dashboards em Power BI.

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/bitka-analytics/

Lucas Freitas

Lucas Freitas (STF)

Estatístico formado pela ENCE, mestrando em Estatística pela UnB. Servidor do Supremo Tribunal Federal (STF), lotado na Secretaria de Gestão Estratégica (SGE).

Luciana Lima

Luciana Lima (A3Data)

Sou apaixonada por dados e pessoas, trabalho há mais de 12 anos com inteligência analítica para resolver problemas complexos, tendo como objetivo empoderar pessoas por meio de dados para eficiência operacional e inovação na camada mais estratégica de empresas.

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/luciana-lima-data-science

 

 Caminha Matheus Matheus Caminha (Sportv)

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheus-caminha-b03aa597/

 Romulo Pinho

 Rômulo Pinho (DELL)

Rômulo é um cientista da computação com mais de 20 anos de experiência em P&D acadêmica e comercial em indústrias como TI, medicina e entretenimento. Sua formação científica (MSc, PhD e pós-doutorado) é no campo do processamento de imagens médicas, com artigos publicados em periódicos de alto impacto, livros e anais de conferências. Rômulo entrou para a Dell Technologies (antiga EMC) em 2014. Desde então, tem trabalhado como pesquisador em IA/ML em áreas como Compressão de dados, Otimização de workflows, Detecção de padrões, Caracterização das cargas de trabalho, Detecção de anomalias, Visão computacional, Processamento de linguagem natural e Computação quântica. Também participa de projetos que visam a incorporar IA/ML nos produtos e soluções da Companhia. Na Dell, já depositou mais de 40 patentes, das quais 23 já foram concedidas. Suas habilidades incluem desenvolvimento de algoritmos complexos, IA/ML, análise de dados, processamento de imagens e engenharia de software em geral.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/romulopinho/

 

 

Seminário Ser Mulher

A ENCE realiza na semana de 24 a 28 de maio de 2021, das 17 às 19 horas, o seminário “Ser Mulher: Desafios e Perspectivas”. O objetivo do evento é promover um amplo debate sobre mulheres na academia, no mercado de trabalho e na gestão pública. Nesta primeira edição do seminário, que foi organizado por docentes, alunas e colaboradoras da ENCE, temas como poder, assédio sexual, desigualdade de gênero na pandemia, participação feminina no mundo do trabalho e feminismo serão abordados em palestras, debates e mesas redondas. O evento, aberto ao público, visa não apenas inspirar docentes e discentes, como também provocar reflexões sobre conquistas e desafios para a construção de uma sociedade na qual o gênero não seja um obstáculo. Todos os seminários serão realizados na plataforma Webex.  

Convidadas:
Camila Augusta
Débora Thomé
Duda Salabert
Jacqueline Torres
Manoela Miklos
Marília Moschkovich
Monica Benicio
Patricia Barretto
Wasmália Bivar
(Clique Aqui para acessar uma breve apresentação das convidadas do Seminário Ser Mulher)

Comissão organizadora:
Aline de Mendonça Brasilino
Alinne de Carvalho Veiga
Ana Carolina Soares Bertho
Angelita Alves de Carvalho
Christiane de Araújo
Flávia Tostes Fontes de Andrade
Hanna Guimarães de Aquino
Joice de Souza Soares
Larissa de Carvalho Alves
Letícia de Carvalho Giannella
Maria Eduarda Campello Gallo
Maria Luiza Guerra de Toledo
Renata Souza Bueno
Tais da Silva Figueiredo

Programação:

Clique na data para abrir o pdf com a programação do dia e o link de participação.

24/05/2021
17:00h - 17:10h : Abertura
17:10h - 18:30h : Palestra: "Mulheres e poder: histórias e trilhas das mulheres no Brasil" – Débora Thomé
Mediadora: Ana Carolina Bertho

Link: https://ibge.webex.com/ibge/onstage/g.php?MTID=e4968d3fce6e1f299e75eda68429b842f
Número do evento: 173 409 8805
Senha do evento: ence

25/05/2021
17:00h - 18:30h : Palestra: "Assédio sexual: a luta das mulheres por segurança, saúde e dignidade" -  Manoela Miklos
Mediadora: Ana Carolina Bertho

Link: https://ibge.webex.com/ibge/onstage/g.php?MTID=e1be2fbb08ccb6b1a65dd429b39a869a3
Número do evento: 173 191 6537
Senha do evento: ence

26/05/2021
17:00h - 19:00h : Fórum de debate: "Desafios da desigualdade de gênero na pandemia"
Participantes: Camila Augusta e Patricia Barretto
Mediadora: Aline Mendonça

Link: https://ibge.webex.com/ibge/onstage/g.php?MTID=e322a0eac180f90c5347649236c920997
Número do evento: 173 391 2904
Senha do evento: ence

27/05/2021
17:00h - 19:00h : Mesa redonda: "Mulheres no mundo do trabalho: lutas, experiências e aprendizados"
Participantes: Duda Salabert, Jacqueline Torres e Wasmália Bivar
Mediadoras: Angelita Carvalho e Maria Luiza Toledo

Link: https://ibge.webex.com/ibge/onstage/g.php?MTID=e11fd6331a1d4305e5522f60c8179e7c1
Número do evento: 173 320 5148
Senha do evento: ence

• 28/05/2021
17:00h - 18:50h : Mesa redonda: "Por que o feminismo não é assunto só para mulheres?"
Participantes: Marília Moschkovich e Monica Benicio
Mediadoras: Letícia Giannella e Joice Soares
18:50h - 19:00h : Encerramento

Link: https://ibge.webex.com/ibge/onstage/g.php?MTID=e18386447c081f5cecda361b50a73c432
Número do evento: 173 097 9887
Senha do evento: ence
 
 

Isenção de disciplinas

Alunos que já cursaram disciplinas da matriz curricular da graduação da ENCE em outra instituição de ensino superior podem fazer o pedido de isenção de disciplinas (obrigatórias ou eletivas).

Veja no regulamento do curso todas as regras para a isenção.

O pedido de isenção é analisado pela CEPGRAD (Comissão de Ensino e Pesquisa da Graduação) e deve ser solicitado obedecendo o prazo de acordo com o Calendário Acadêmico vigente.

OBS: Alunos calouros que ingressarem após o período de isenção descrito no calendário acadêmico poderão solicitar a isenção fora do prazo. O pedido deverá ser feito em no máximo 5 dias após ingressarem.

O pedido de isenção deve ser realizado através de requerimento no Portal do Aluno e deve conter os seguintes documentos:

• Formulário de equivalência de disciplinas que pode ser baixado aqui;

• Histórico escolar oficial do curso de graduação cursado em outra instituição;

• Ementa/programas das disciplinas que servem de fundamento ao pedido de isenção.
 

Informações importantes para o preenchimento do formulário: 

  •  Podem ser usadas duas ou mais disciplinas da instituição de origem, que em conjunto sejam consideradas equivalentes a uma disciplina da ENCE;
  •  A mesma disciplina não pode ser usada para isentar mais de uma disciplina da ENCE;
  •  A disciplina cursada pelo aluno deve apresentar carga horária total de atividades didáticas igual ou superior a 80% da fixada para a disciplina análoga na ENCE;
  •  A isenção pode ser concedida em no máximo 50% do total da carga horária das disciplinas obrigatórias, e de no máximo 50% do total da carga horária das disciplinas eletivas da matriz curricular da graduação da ENCE;
  •  O aproveitamento de disciplinas cursadas há mais de 8 anos ficará condicionado a uma avaliação de conhecimento a critério da CEPGRAD.
  •  Só é permitido o uso de disciplinas que constem no histórico do aluno na instituição de origem com aprovação, sendo vedado no pedido a utilização de disciplinas que constem como crédito concedido, aproveitamento de estudos, isenções ou similares.

 
Em caso de dúvidas, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

População, Território e Estatísticas Públicas: 20 anos do programa de Pós-graduação da ENCE

Em comemoração aos 20 anos do programa de pós-graduação da ENCE, e como resultado da parceria entre a Memória IBGE e a ENCE, o livro População, Território e Estatísticas Públicas: 20 anos do programa de Pós-graduação da ENCE é o 26º volume da Série Memória Institucional.  Composta por 12 capítulos distribuídos ao longo de duas seções refletindo as linhas de pesquisa do Programa, a publicação reúne diversos estudos e importantes metodologias,  realizados por docentes, discentes e egressos do pós-graduação. Para acessar o pdf completo do livro, e conhecer outros livros da pós-graduação da ENCE, clique aqui.

Atividades complementares

Alunos devem exercer atividades complementares de forma a totalizar um mínimo de 300 horas equivalentes. Maiores informações podem ser encontradas na Seção 5.10 do projeto pedagógico do curso.

Veja abaixo como solicitar o registro de horas complementares:

ATIVIDADE REGISTRO
Monitoria, Iniciação científica e minicursos realizados na ENCE As horas serão lançadas automaticamente assim que o ciclo/evento terminar. Não é necessário que o aluno faça requerimento.
Participação em seminários oferecidos pela escola no formato on-line As horas serão lançadas automaticamente desde que o aluno permaneça no ambiente do seminário de forma integral e coloque o seu nome completo e sua matrícula ao entrar no evento on-line
Estágio A solicitação das horas deve ser realizada através de requerimento no Portal do Aluno,
anexando a declaração que conste o período em que o estágio foi realizado, bem como as horas totais prestadas.
Só serão aceitos estágios que tenham sido registrados na GRC e, caso o aluno tenha entregue à GRC o termo de rescisão do estágio,
não será necessário  anexar no pedido a declaração citada acima.
Disciplinas eletivas extras São contabilizadas automaticamente pelo sistema assim que encerrado o semestre letivo.
Minicursos feitos fora da Ence

A solicitação de horas deve ser feita no Portal do Aluno, mediante certificado que deve conter os seguintes itens:
• Nome da instituição de ensino;
• Nome completo do aluno;
• Nome do curso;
• Carga horária do curso;
• Mês e ano de conclusão do curso;
• Assinatura e nome do responsável pelo curso.

Orientações Adicionais para Requerimentos no Portal do Aluno:

01. O requerimento é analisado pela CEPGRAD (Comissão de Ensino e Pesquisa da Graduação) e a resposta dessa análise é colocada no status do próprio requerimento. Caso o requerimento esteja com o status pendente significa que ele foi deferido, mas ainda aguarda o lançamento no sistema.

02. Use o espaço para justificativas do requerimento: declare de forma clara qual categoria de atividade complementar está solicitando o registro das horas. Inclua também seu telefone para contato e e-mail.

03. Ao anexar arquivos certifique-se que o anexo foi de fato enviado -- é necessário clicar no ícone verde para confirmar o envio do anexo.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro