logotipo ence

 

Processo Seletivo 2022.
Evento.
Dia do Estatístico.
Recomendações.
Seloge.
Processo Seletivo 2022.
Livro 20 anos PPG
Núcleo ENCE Covid-19
Agenda de Eventos Externos
SAS
01/10 
start stop bwd fwd

 
 
 
atividades
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
ico rbe.fw
 
 

Defesa de Disertação de Bianca Tiemi Morais Matsui

ESCOLA NACIONAL DE CIÊNCIAS ESTATÍSTICAS

Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas

 Defesa de Dissertação de Mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas convida para a Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada: Fluxos de turismo doméstico no Brasil e sua relação com o espaço geográfico

Aluna: Bianca Tiemi Morais Matsui

Data: 08 de abril de 2022 – Sexta-Feira

Horário: 14h00m

Local: Por videoconferência

Resumo: O setor do turismo vem se destacando pelo seu potencial econômico, impactando especialmente a economia regional, pois além de necessitar de atividades tradicionais primárias e secundárias, oferece atrativos históricos, naturais e culturais. Consequentemente, turistas internacionais e nacionais contribuem para a injeção de renda em uma economia regional. O montante gasto referente aos turistas domésticos no Brasil equivale a $75,7 bilhões em 2019 e $48,8 bilhões em 2020, enquanto o gasto internacional foi de apenas $4,8 bilhões e $2,9 bilhões, respectivamente. Assim, devido a relevância do fluxo doméstico, o seu estudo é fundamental para orientar as políticas públicas de forma eficiente, com o propósito de impulsionar ainda mais o desenvolvimento do turismo no Brasil. A presente dissertação tem como objetivo propor uma metodologia para verificar se existe associação entre os fluxos turísticos e o espaço geográfico, buscando avaliar o padrão espacial e o comportamento do turismo doméstico no Brasil, em especial nos fluxos regionais. Para esta finalidade, foi elaborado índices de movimentação do turismo doméstico com técnicas do Escalonamento Multidimensional, com os dados provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, baseado no suplemento Turismo do ano de 2019. Os resultados obtidos através do índice de movimentação, apontam que o fluxo turístico ocorre na mesma região de residência do turista, caracterizando fortemente o turismo regional. Para além das fronteiras regionais, o Distrito Federal se destacou por ser alvo principalmente dos turistas da região Norte e Nordeste.

Palavras-chave: Turismo doméstico, Índice de Movimentação, Escalonamento Multidimensional.

Banca examinadora:

Dr. Gustavo da Silva Ferreira (ENCE/IBGE) - Orientador

Dr. César Augusto Marques da Silva (ENCE/IBGE)

Dr. Anderson Castro Soares de Oliveira (UFMT)

 

Coordenação de Pós-Graduação

 

 

Seminário de Dissertação - Turma de 2021

O Programa de Pós-graduação em População, Território e Estatísticas Públicas convida professores e alunos para o Seminário de Dissertação - Turma de 2021. As apresentações dos alunos ocorrerão em  dois dias - 15 e 22 de agosto, a partir das 13:30h, no Auditório Ence.

Leia mais...

Aviso - suspensão de aula

A Coordenação de Graduação Informa que estão suspensas as aulas da noite de hoje (19/07) na ENCE. Amanhã as aulas retornam normalmente.

 

Seminários e Defesas

Seminários e defesas anteriores

Defesa de Dissertação de Raphael Molina Guimarães

Intitulada: "Tamanho de amostra de treinamento para Classificadores Supervisionados: uma discussão a partir de dados sobre a agropecuária brasileira”, em 22 de agosto de 2022, às 09:00. A defesa ocorrerá por videoconferência e os interessados em assistir devem enviar um email para:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Leia mais...

Defesa de Dissertação de Lusia Pereira Matheus Sleman

Intitulada: “Análise da Violência de Gênero no Estado do Rio de Janeiro”, em 19 de agosto de 2022, às 14:00, na sala 306 da ENCE.

Leia mais...
Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro