logotipo ence

Pós-Doutorado

O programa de Pós-Doutorado da ENCE é destinado a pesquisadores portadores do título de doutor e consiste na realização de um projeto envolvendo atividades de pesquisa na área de População, Território e Estatísticas Públicas. As atividades poderão também ser combinadas com atividades de ensino e extensão.

Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico - Capes, 2023

 

icopdf Resultado

icopdfEdital de seleção

icopdf Projeto - "Censo Demográfico 2022: agregando valor com análises da qualidade, dos métodos, das inovações e dos resultados"

 

 

Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico - Capes, 2022

icopdf Resultado

icopdfEdital de seleção

icopdf Projeto - "Censo Demográfico 2022: agregando valor com análises da qualidade, dos métodos, das inovações e dos resultados"

 

Acesse o regulamento do pós-doutorado na Ence clicando aqui.icopdf

Acesse o regulamento do PNPD- Capes clicando aqui aqui.icopdf

Duração mínima: 3 meses.

Duração máxima: 4 anos.

Ingresso no programa: Para ingressar no programa, o(a) proponente deve encaminhar solicitação à Coordenação de Pós-Graduação (por e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  e  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou presencialmente, na Gerência de Registro e Controle da ENCE) contendo a documentação abaixo.

Maiores detalhes podem ser encontrados no regulamento do programa de pós-doutorado.

I - Formulário de inscrição;

II - Curriculum Vitae atualizado, no padrão da Plataforma Lattes (CNPq);

III - Projeto de pesquisa;

IV – Plano de atividades e indicação das publicações esperadas;

IV - Cópia da Cédula de Identidade, para brasileiros, ou documento de identificação correspondente, para estrangeiros;

V - Cópia do CPF, para brasileiros;

VI - Cópia do diploma de Doutor ou prova de titulação equivalente;

Formas de ingresso:

I - Fluxo contínuo (o tempo médido para apreciação das propostas é de 2 a 3 meses).

II - Processos seletivos específicos (que terão normas publicadas em editais próprios).

 

Em caso de dúvida ou para maiores informações, utilize os meios de contato abaixo:

Telefone: (21) 2142-4691 ou 2142-4696
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A ENCE - Apresentação

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi fundada em 06 de março de 1953. A Escola promove atividades de pesquisa e, além de responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, atua em três níveis de ensino, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão.

Entre seus programas de trabalho destacam-se:


As atividades de pesquisa e ensino da ENCE estão a cargo de Mestres e Doutores que compõem o seu corpo docente. Além da orientação normalmente recebida, os alunos também podem receber orientação especial dos docentes através das modalidades de monitoria oferecidas na Escola. A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE, que lhe propicia acesso aos dados e informações levantados pelo Instituto, e o intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos no levantamento desses dados e informações, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.

A ENCE - Apresentação

Fundada em 06 de março de 1953, a Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE é uma instituição Federal de Ensino Superior que faz parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Além das atividades de ensino e pesquisa, a escola é responsável pelas atividades de capacitação e treinamento de servidores do IBGE, e demais servidores públicos, oferecendo também cursos avulsos de atualização e extensão. 

Entre seus programas de trabalho destacam-se:

A ENCE conta ainda com a singular vinculação ao IBGE que lhe propicia  intercâmbio freqüente com os profissionais envolvidos na produção de informações estatísticas e geoespaciais públicas, que nela atuam como docentes e instrutores, colaborando para uma formação teórica sólida mas ancorada na boa prática profissional.

Objetivos

  • Formar, aperfeiçoar e especializar profissionais na área da Estatística. Capacitar e treinar profissionais nos diversos campos de atividades relacionados com as áreas de competência do IBGE;
  •  Promover a pesquisa nos campos do conhecimento relacionados com a área da Estatística e nas áreas correlatas aos seus programas de pós-graduação;
  •  Atender às demandas do mercado de trabalho local, regional e nacional;
  • Atuar em prol de desenvolvimento profissional e da inovação do IBGE;
  •  Prestar serviços à comunidade, sob a forma de pesquisas, estudos, cursos e divulgação de conhecimentos e técnicas;
  • Colaborar com organismos nacionais e internacionais especializados, tanto os de ensino quanto os de natureza técnico-profissional, objetivando elevar os padrões de ensino e/ou de atendimento no setor.

Visão do Futuro

  • Consolidar o lugar de destaque da Escola como referência no Brasil para as pesquisas e os estudos relacionados às diversas áreas de atuação da Instituição, especialmente em estatística, demografia e território.
  • Aprimorar sua contribuição para o desenvolvimento do país pela formação de recursos humanos nos níveis de graduação e de pós-graduação, além de atuar como um importante centro de promoção de estudos e cursos voltados para a capacitação profissional de servidores da administração pública.
  • Ampliar sua participação no cenário internacional como centro de promoção e avanço do conhecimento na produção, análise e interpretação de informações e estatísticas públicas, e no uso dessas para iluminar os caminhos da formulação de políticas públicas indutoras do desenvolvimento, da promoção do bem-estar social, e da redução das desigualdades.

 

 

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro