logotipo ence

 

Dia do Estatístico 2025
Encontro GENERIS
ENCE de Portas Abertas 2025
4° Workshop ENCE e o Mercado de Trabalho
Prova Didática
ENCEemFOCO
Capacitação
Revista Brasileira de Estatística
Catálogo de Projetos
Plano de Trabalho 2025
Plano de Trabalho 2024
01/11 
start stop bwd fwd

 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

Monitoramento dos ODS no Suriname é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

08/072025

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil está promovendo uma série de webinários sobre a produção de indicadores de mudança climática. O último seminário será realizado em colaboração com a Global Partnership for Sustainable Development Data no dia 17 de julho, às 11h. O tema é a produção de dados sobre mudanças climáticas para monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Suriname. Os palestrantes são Anjali Kisoensingh (Instituto Nacional de Estatística do Suriname) e Valentien Moe Soe Let (Fundação para Gestão e Supervisão Florestal, do Suriname).

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm. O evento será transmitido em inglês com tradução simultânea para espanhol. Estudantes de graduação da ENCE podem obter horas de atividades complementares desde que se identifiquem com nome completo e número de matrícula ao se inscreverem no evento, e permaneçam até o final.

Os palestrantes vão apresentar as abordagens em evolução do Suriname para a produção de dados sobre mudança climática, destacando iniciativas nacionais, ferramentas e parcerias que aprimoram a coleta, o processamento e o acesso a esses dados. Os participantes vão conhecer a trajetória, os desafios e as conquistas do Suriname no uso de informações climáticas como base para o desenvolvimento sustentável e a tomada de decisões informadas.

Monitoramento dos ODS no Suriname é tema de webinário do Hub Regional para Big Data

Anjali Kisoensingh é estatística do Instituto Nacional de Estatística do Suriname, com ampla experiência em coleta e compilação de estatísticas ambientais, incluindo indicadores de mudança climática, ODS e estatísticas de pobreza. É colíder do Grupo de Especialistas em Estatísticas Ambientais (EG-ECCS) da Divisão de Estatística das Nações Unidas (UNSD) e participa de diversos comitês nacionais e internacionais relacionados aos ODS.

Valentien Moe Soe Let é especialista em monitoramento do uso e cobertura da terra na Fundação para Gestão e Supervisão Florestal, do Suriname. Promove práticas sustentáveis de gestão florestal e biodiversidade, utilizando tecnologias de sensoriamento remoto e trabalhando junto a comunidades locais para integrar saberes tradicionais à pesquisa científica.

Série sobre indicadores de mudanças climáticas  

Com este evento, o Hub Regional para Big Data está concluindo uma série de webinários para compartilhar experiências no uso de novas fontes de dados e tecnologias para a mitigação das mudanças climáticas. As sessões são em espanhol ou inglês, contando tanto com a participação de especialistas da América Latina e Caribe, quanto de outras regiões.

A série foi iniciada em setembro de 2024 e foram realizados webinários sobre métricas de mudanças climáticas e desastres, sustentabilidade do turismo, desastres hidrogeológicos, sensoriamento remoto, informação geográficarisco climático infantilestatísticas agrícolas e ambientais e Observação da Terra e Inteligência Artificial nas estatísticas agrícolas. Os eventos reuniram 1573 participantes de 31 países: Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Belize, Bangladesh, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Nova Zelândia, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Peru, Reino Unido, República Dominicana, Ruanda, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. As gravações são disponibilizadas na página do Hub.

ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

1

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), instituição de ensino superior do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro