logotipo ence
 
 
  

Vídeo Institucional
 
 
 
ungp brazil hub logo md
 
 
 
ico rbe.fw
 
 
 
banner com qrcode completo

CPA

Sobre a Comissão Própria de Avaliação

A lei 10.861/2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e estabeleceu que cada instituição de educação superior, pública ou privada, deveria constituir uma Comissão Própria de Avaliação (CPA). Ainda de acordo com o dispositivo legal, na avaliação das instituições de educação superior seriam utilizados “procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avaliação externa in loco”.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) deve cumprir um duplo papel nesse sistema: internamente, conduz os processos de auto-avaliação a fim de identificar os pontos fortes e as fragilidades da instituição em seus diversos segmentos, planejando e propondo ações que possam contribuir para o seu fortalecimento; externamente, suas ações de avaliação, consolidadas no Relatório de Auto-avaliação que deve ser elaborado e enviado ao Ministério da Educação anualmente, compõem um dos elementos indispensáveis para a avaliação institucional estabelecida pelo Sinaes. Em ambos os sentidos, suas ações se relacionam com a melhoria da qualidade da educação superior e com o fortalecimento da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence).

Atividades

A CPA realiza reuniões periodicamente a fim de estabelecer diretrizes para suas atividades e discutir o Instrumento de Avaliação Institucional Externa; suas ações no processo de auto-avaliação devem contemplar os eixos apresentados neste Instrumento, que abarcam as dez dimensões da avaliação institucional conforme previsto no Sinaes, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Planejamento Estratégico da instituição.

A fim de possibilitar o autoconhecimento e o aprimoramento institucional, a CPA elabora estratégias para o levantamento dos dados que subsidiarão suas análises e previsões de ação considerando todos os atores da instituição e as atividades acadêmicas envolvidas. O autoconhecimento institucional, a partir das informações coletadas, e as propostas de ação elaboras pela CPA devem reunir todos os atores em torno de um objetivo comum: a melhoria da qualidade da instituição.

 

Relatórios

icopdf Relatório CPA 2022

icopdf Relatório CPA 2021

icopdf Relatório CPA 2020

icopdf Relatório CPA 2019

icopdf Relatório CPA 2018

icopdf Relatório CPA 2017 (Ciclo Avaliativo 2015-2017)

icopdf Relatório CPA 2016

icopdf Relatório CPA 2015

icopdf Relatório CPA 2014-2015

icopdf Relatório CPA 2013-2014

icopdf Relatório CPA 2011-2012

Informações sobre a CPA

icopdf Informações sobre a CPA

icopdf Apresentação CPA

Endereço: Rua André Cavalcanti, 106 - Bairro de Fátima - CEP 20231-050 - Rio de Janeiro